"comparison income"Distribuição do rendimento ou consumoO(S) VALOR(ES): CONCEITO(RE)FUNDADOR DA ECONOMIAO marginalismo tem como base a disponibilidade de um dado recurso
e a sua capacidade de criar valor em conjunto com outros factores produtivos. Ora voltamos à fase de que valor cria valor...
É uma regra que diz logo que nem todas as unidades de um recurso, contribuem da mesma forma para o valor final. Nega a igualdade, reprodutibilidade entre unidades de trabalho na base da teoria do valor-trabalho, traz ao de cima uma diferença que não deve ser subjectiva...
Importância de todas as unidades empregues de um recurso é dada pelo pior rendimento (o uso dos factores produtivos
impõe por si mesmo este desequilíbrio??? - tendo como
ponto de partida a lei dos rendimentos decrescentes). O rendimento do empreendedor é o valor da confiança depositada nos trabalhadores, que eles retribuem na forma de excedente, para usarem factores produtivos com quantidades constantes em posse do primeiro.
Esta teoria tem uma conclusão relevante: quando se entra no pior desempenho no uso de um recurso é a prova da não criação de mais-valias resultantes da cooperação entre ambos (recurso e factores produtivos) e esse deve ser o valor indistinto das outras unidades já introduzidas, que é igual ao valor do recurso.
Obs: enquanto um recurso pode ser fornecido os outro são considerados com quantidades constantes.
Recursos fornecidos: unidades de capital, trabalho,... (aqui são unidades)
Recurso e factor produtivos, são a mesma coisa, mas por conveniência chamaram-se assim, para distinguir situações onde pode ser modificada a sua quantidade.
A garantia do lucro do empreendedor:
Mais-Valia do trabalho&outros > Juros do capitalista
Mais-Valia do capital&outros > Valor do trabalho
O Valor total é invariante, entre as situações em que um recurso é posto a variar enquanto cria mais valia em conjunto com os outros factores produtivos.
O marginalismo continua sem resolver o problema do valor absoluto. Mas resolve alguns de comparação ou relatividade.
A partir do valor total com que o empreendedor formula o preço de mercado, vai-se conseguir distribuir o valor total de acordo com a produtividade de cada recurso.
Valor total = mais-valia do recurso&outros + rendimento do recurso
Produtividade do recurso= mede o quanto é imprescindível um recurso
valor do recurso
=(1/Abundância do recurso no mercado) x variação do valor total devido a cada unidade de recurso introduzida na actividade produtiva
ex: Um quadro de um pintor conhecido, não tem valor na produção, mas tem certa complexidade envolvida na repetição, mesmo sendo rabiscos, de alguém com reconhecido nome ou técnica no mercado!!!
Deste capítulo:
Clark, John Bates
(1847-1938)
The Distribution of Wealth: A Theory of Wages, Interest and Profits
Chapter XIII
The Products of Labor and Capital, as measured by the Formula of Rent