domingo, 30 de maio de 2010

Jogo das Bejecas

Ganha quem der as melhores papaiadas!!!

Efeito ricochete = “quando os factos mudam, eu mudo as minhas ideias” Keynes


1 consumidor que se diverte até certo ponto por ver os outros às aranhas!!!
4 tipos entre o consumidor final e a origem de tudo...

Tudo no seu cantinho e só "abrem o pio" para Receber Pedidos e Pedir onde satisfazê-los.


O objectivo é o equilíbrio entre Pedidos Recebidos e Pedir onde satisfazê-los. Isto é minimizar o custo de quando isso não acontece.


http://web.mit.edu/jsterman/www/SDG/beergame.html


Jogo ONLINE

http://beergame.mit.edu/




O Hayek também tem uma coisa parecida, para problemas de coordenação...

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ainda há coisas que nunca se misturam, nem se dissociam



Adoro quando me falam palavras caras ao ouvido, ainda mais ainda quando me "chapam" com jogos de palavras. Escrevi isto a sério? Claro que não!!!
Nas antecâmaras do pensamento há mais além, do que o activo, venha a mim a realidade. É de um falhanço total julgar interceder no ambiente (música ambiente, para os morcegos), por todos, quando o que mais importa, passa-se dentro, nos transvases emotivos em que o que mais importa é não corromper o cheque em branco da loucura: amor para além do próprio é fingimento.


Há um caminho tortuoso das prioridades que estão para cima do possível imunizado sucesso, por qualquer oferenda de prazer contra o próprio corpo, a alguém de onde não pode vir o boomerang com a resposta do além desejado. Não é mentira não, que se mate o pai, para depois vir dizer que só perante a adversidade talvez se seja capaz de observar a delirante formatura, daquilo que esteve sempre presente mas que com o qual nunca nos tenhamos encontrado, uma companhia, o tempo, tudo só falta, quanto mais ditatorialmente tivermos de prescindir do resto, para não sermos vencidos pelas alternativas. Deus está morto, dizem alguns, mas quando em vez lembram-se de que não há alternativa a ser porco e FDP, porque senão isto não era a mesma coisa, e assim só haveria sofrimento pelos que esperam boomerangs do além...



A safra não é arrancar as ervas daninhas, porque quem não sabe é como quem não vê.



Segundo Arthur Schopenhauer a felicidade é uma chapada de realidade sobre a teleologia da rendição ao imediato.



A eficiência das medidas de redistribuição de rendimento:


1-"tirando dos ricos para dar aos mais pobres"


2- "tirando dos pobres para dar aos mais ricos"


Traduzindo isto por outras palavras: a produtividade marginal do capital caridoso nem sempre estará relacionada com a intenção de aumentar a riqueza (deitar dinheiro para cima dos pobres problemas espirituais, não resolve problemas), por exemplo: para que quem facultou, receba e que quem recebeu, devolva (isto tendo em conta os hiatos de tempo envolvidos).


Que não há almoços grátis já toda a gente o sabe, mas que hajam perdas nas canalizações da caridade, já não é de todo reconhecível (só tem princípio e fim), porque há sempre almas caridosas, que dizem que não se deve dar "pérolas a porcos". Muito se enganam os porcos que tomam no alter ego a idolatria dos que fazem a porcaria de os porcos passarem por ser ajudados, ou de sumirem a ajuda na porcaria.


O Prémio Nobel da Economia Arthur Okun diz que "Não é possível ter o bolo da eficiência do mercado e depois reparti-lo equatitativamente".